OpiniãoMais RecentesDestaquePolitica

Possível derrota à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Voto Impresso é um ataque à democracia brasileira

Parlamentares do congresso nacional, em sua maioria estão contra a PEC que pede mais transparência nas eleições, mesmo sabendo que o povo quer eleições transparente

O ataque à democracia não vem de carros blindados passando em frente do palácio do planalto, vem da censura dos meios de comunicação. Vem da prisão arbitrária de pessoas inocentes, por crimes de opinião, não permitindo que a liberdade de expressão seja utilizada.

Caso por exemplo do Deputado Federal Daniel Silveira (PSL-RJ) , preso por expressar a sua opinião em um vídeo publicado em sua rede social. O Ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão do deputado, decisão essa que causa um desgaste enorme à democracia brasileira, pois, a constituição garante que os deputados e senadores são invioláveis por quaisquer palavras. Diz também que um parlamentar só pode ser preso em caso de flagrante de crime inafiançável.

Outro ataque à democracia é o caso do inquérito ilegal do jornalista Oswaldo Estáquio, preso em um escândalo mantido em sigilo, como se fosse um segredo de estado. Preso por crime de opinião, acusado de violar a lei de segurança nacional que sobreviveu ao regime militar.

O crime de Estáquio? “Impulsionar o extremismo do discurso”! É o que está escrito no inquérito.

Porém segundo alguns parlamentares, um ataque á democracia é o povo pedir transparência nas urnas, através da impressão do seu voto, que será depositado em uma urna assim que o voto eletrônico for computado.

Outro ataque à democracia segundo eles, é um desfile de blindados das forças armadas brasileiras.

Sobre este fato o Senador Omar Azziz, disse:

“Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção”, afirmou Aziz.

Omar Aziz vence as eleições ao Senado pelo Amazonas — Senado Notícias
Senador Omar Azziz

“Todo homem público, além de cumprir suas funções constitucionais, deveria ter medo do ridículo. Mas Bolsonaro não liga para nenhum desses limites, como fica claro nessa cena patética de hoje, que mostra apenas uma ameaça de um fraco que sabe que perdeu”, completou o senador.

Quais corrupções senador? As que CPI fraudulenta, já viu as provas de que nenhum centavo do dinheiro público foi gasto? Não existiram corrupções, está provado!

E sobre o voto impresso auditável o senador diz:

“Não haverá voto impresso, não haverá nenhum tipo de golpe contra a nossa democracia. As instituições, com o Congresso à frente, não deixarão que isso aconteça. A democracia tem instrumentos para defender a própria democracia contra arroubos golpistas”, completou Aziz.

O papel das Forças Armadas é defender a democracia e não ameaçá-la”, reforçou. A fala foi endossada pelo vice-presidente da comissão Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e por outros senadores de oposição.

Essa reação dos senadores da oposição, que dizem defender a democracia é simplesmente pelo fato da votação da PEC do Voto impresso ter sido colocada em votação no mesmo dia do desfile dos carros blindados. Desfile este que já estava agendado segundo a marinha antes da agenda de votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso pela Câmara e “não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes”.

Aqueles que dizem defender a democracia, na verdade a atacam com inquéritos inconstitucionais, com prisões por crimes de opinião e não respeitando a decisão da maioria da população brasileira que quer mais transparência nas eleições. O povo quer respeito, liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, e não correr o risco de ser preso por expressar a sua opinião, pois isto sim È UM ATAQUE À DEMOCRACIA BRASILEIRA, já o desfile dos blindados, foi apenas uma coincidência.

Deputados na Câmara fizeram manifestação a favor da democracia após desfile militar na Praça dos Três Poderes — Foto: Marco Reis/TV Globo
Deputados na Câmara fizeram manifestação a favor da democracia após desfile militar na Praça dos Três Poderes — Foto: Marco Reis/TV Globo

Chega a ser patético o comportamento de alguns congressistas, com cartazes dizendo defender a democracia, mas impossibilitando o povo de ter transparência nas eleições.

Juciane Cunha

Empresária da construção civil, formada em Economia, cursando Direito, comentarista política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *