Sub Região 1JacareíMais RecentesNotícias

Funcionários da Avibras relatam dificuldades diante dos salários atrasados

Trabalhadores estão em greve e cobram, além dos salários atrasados, a estabilidade de emprego.

Os funcionários da Avibras seguem em greve pela falta de pagamento dos salários dos meses de julho e agosto, além de cobrar estabilidade de emprego. A situação tem causa dificuldade aos trabalhadores, principalmente na hora de pagar as contas do mês.

O operador de produção, Kleber Roberto de Carvalho, é um desses funcionários. Ele está na função há quase oito anos e, segundo ele, este é o pior momento dele na empresa. Já são quase quatro meses sem receber o salário.

“Todo trabalhador da Avibras tem vivido de maneira humilhante o desastre de não poder pagar as suas contas em dia. Trabalhadores indo pedir o socorro de um alimento, de uma cesta básica. Infelizmente, esta é a realidade do trabalhador da Avibras hoje”, afirmou em entrevista ao Jornal Vanguarda.

Kleber é um dos funcionários da Avibras que relatam dificuldades financeiras diante desse impasse com a empresa. Enquanto não recebem os direitos, os trabalhadores estão precisando se virar para conseguir pagar as contas no fim do mês.

Em março deste ano, a empresa bélica demitiu 420 trabalhadores da fábrica de Jacareí. Mas, após intervenção do Sindicato dos Metalúrgicos, as demissões foram revertidas para um layoff, que é a suspensão dos contratos.

Até setembro, os trabalhadores receberam parte do salário pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, do Governo Federal. Após nova negociação, o layoff foi prorrogado por mais cinco meses. Mas, desta vez, com os pagamentos feitos integralmente pela Avibras. Porém, segundo o sindicato, o acordo não foi cumprido.

“Estamos tendo reuniões semanais, onde a empresa apresenta que não existe perspectiva para efetuar o salário dos trabalhadores. Já está indo para quatro meses sem salário. Ou seja, é uma situação desesperadora. Por isso, hoje os trabalhadores estão de braços cruzados, hoje eles estão em greve”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Weller Gonçalves.

Fábrica da Avibras em Jacareí — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Fábrica da Avibras em Jacareí — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

A greve começou em 9 de setembro. Além do pagamento dos salários atrasados, os funcionários cobram a garantia de estabilidade e revezamento entre layoff e trabalho na fábrica.

“Os trabalhadores estão fazendo bicos. Estão em greve, não estão trabalhando, e, através desses bicos que fazem é que conseguem um dinheiro mínimo para estar se sustentando, principalmente para a compra de alimentos para alimentar a família”, ressaltou Weller Gonçalves.

“Quando aparece algum serviço de pintura de casa, de textura, tenho feito para que a gente possa dar minimamente as condições de sobrevivência para a nossa família. São mãos de obra qualificadas, mãos de obra especializadas, que estão vivendo de maneira humilhante hoje”, comentou Kleber de Carvalho.

A reportagem procurou os responsáveis pela Avibras, mas, até o momento, não houve resposta. De acordo com o sindicato, uma nova reunião com a empresa está marcada para quarta-feira (19).

Fonte: G1

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *