Vale do Paraíba chega a 5 mil mortes por Covid-19
São José dos Campos e Taubaté são as cidades com maior índice de mortes.
O Vale do Paraíba atingiu a marca de cinco mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia nesta segunda-feira (24). Os dados são das Secretarias Municipais de Saúde.
A região vive um dos momentos mais delicados da pandemia, com recordes constantes nos números de casos e óbitos. A primeira morte por Covid-19 foi registrada no dia 26 de março de 2020, um paciente de 67 anos de Taubaté. Cinco meses depois, o número de óbitos chegava a mil pessoas.
Depois, foram pouco mais de quatro meses até chegar as duas mil mortes. Em 2021, com o avanço acelerado da doença, em 60 dias a região chegou ao número de três mil mortes, no mês de março que, até então, era o mais letal da pandemia.
Em 23 de abril, o Vale chegou a quatro mil vidas perdidas. E em maio, 31 dias depois do marco anterior, a região atingiu a marca de cinco mil mortes.
Entre as vítimas, esposas, maridos e filhos. Júnior Gonzaga e Maria Teresa Claudino, mãe e filho, que morreram vítima da doença em Taubaté. Mesma realidade da família Ribeiro, de São José dos Campos, que perdeu os dois irmãos para a doença com diferença de três dias.
Em um comparativo, a marca atual de óbitos é maior que a população inteira de cidades como Lagoinha, que tem 4,8 mil habitantes; Monteiro Lobato que tem 4,6 mil e São José do Barreiro que tem 4,1 mil.
De acordo com especialistas, a realidade letal da Covid-19 no Vale está distante de mudar. Pesquisadores que estudam a evolução da doença apontam que a previsão é de alta. A letalidade está ligada ao número de casos, que vem crescendo, e a pressão do sistema de saúde.
No ranking de óbitos, São José segue sendo a cidade com maior letalidade, com 1,4 mil óbitos. Seguida por Taubaté, com 585 mortes.
Fonte: G1