Polícia Civil traça mapa e perfil das vítimas de mortes violentas em São José dos Campos
Levantamento aponta que a maioria das mortes acontece na periferia, em bairros como Novo Horizonte, São Judas Tadeu e Vista Verde. Entre as vítimas, a maioria são homens, de cor branca e com idade entre 30 e 34 anos.
A Polícia Civil realizou um raio-x mortes violentas ocorridas em 2020 em São José dos Campos. O mapeamento aponta que a maioria das mortes acontece na periferia, em bairros como Novo Horizonte, São Judas Tadeu e Vista Verde. Entre as vítimas, a maioria são homens, de cor branca e com idade entre 30 e 34 anos.
O levantamento foi feito pela Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios, que analisou o perfil das mortes na cidade. De acordo com os dados, foram 37 mortes de forma violenta.
O raio-x mostra o perfil das vítimas, mas também dos crimes. A maior parte das vítimas foi morta com uso de arma de fogo, em via pública e no intervalo entre a noite e a madrugada (veja os índices mais abaixo).
De acordo com a polícia, com base na resolução das autorias dos crimes, eles também descobriram que os casos são, em maioria, cometidos por pessoas conhecidas em conflitos como discussões, brigas anteriores ou disputas relacionadas ao crime.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/G/h/0mDB97RVyQjbWd0CXCHQ/vitima-sjc.jpg)
Matheus Souza Correa foi morto em festa de família — Foto: Arquivo Pessoal
Um dos exemplos é a morte de Matheus Souza Correa. Ele foi morto depois de uma briga durante uma festa de família em São José. De acordo com a polícia, ele começou uma discussão com o cunhado depois de flagrá-lo batendo em sua irmã. Na confusão, o homem acabou golpeando Matheus, que não resistiu e morreu.
Em agosto de 2020, um adolescente de 14 anos foi morto a tiros depois de uma discussão em um bar. Ele jogava bilhar quando se desentendeu com uma pessoa que estava na partida e foi alvejado.
Perfil das vítimas
- 86% são homens
- 21% são homens entre 30 e 34 anos
- 56% são brancos
Perfil dos crimes
- 32% acontecem nos bairros Vista Verde, Novo Horizonte e São Judas Tadeu.
- 48% das vítimas é morta com arma de fogo
- 40% das mortes acontecem entre 18h e 8h
- 72% foram mortos em via pública
- 51% das mortes acontecem entre conhecidos, durante conflitos
Fonte: G1