Alto TietêGeralNotícias

Calor causa prejuízos aos agricultores do Alto Tietê

Além da produção não desenvolver, produtores gastam mais com água. Já distribuiddore de sorvete de Suzano tem comemorado aumento nas vendas. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, o fenômeno El Niño potencializa a onda de calor.

A onda de calor que provoca recordes de temperatura em pleno inverno no Brasil está afetando os produtores rurais do Alto Tietê. Eles reclamam que as altas temperaturas tem estagnado o desenvolvimento das verduras. Já uma distribuidora de sorvetes de Suzano comemora o aumento das vendas.

No Alto Tietê nesta quinta-feira (24), as máximas nas dez cidades variam entre 33°C e 35°C. Segundo a análise dos meteorologistas, o calor que o país enfrenta nesta semana é mais comum de ser registrado em setembro e outubro.

O agricultor Giovani Pelegrin é de Suzano e conta que com a chegada do inverno os produtores mudam toda a horta para fazer o cultivo de legumes e vegetais que são típicos do frio. Mas com esse calor fora de época os alimentos não foram para frente.

O profissional destaca que com o tempo seco as hortaliças perdem muita água, então é preciso irrigar ainda mais a plantação. Pelegrin relata que deixa uma bomba a mais funcionando e, com isso, o gasto é ainda maior.

“Eu perdi cerca de 200 bandejas de alface americana, um prejuízo de quase R$ 10 mil”, relata.

Temperatura das cidades do Alto Tietê para esta quinta-feira (24)

CidadeMínimaMáxima
Arujá19°34°
Biritiba Mirim18°34°
Ferraz de Vasconcelos19°34°
Guararema19°33°
Itaquaquecetuba18°34°
Mogi das Cruzes18°33°
Poá18°34°
Salesópolis19°34°
Santa Isabel19°35°
Suzano19°33°

Fonte: Climatempo

Já para outros profissionais o calor é sinônimo de aumento nas vendas. Vanderlei dos Santos é proprietário de uma distribuidora de sorvetes em Suzano e conta que as vendas aumentam muito no verão. Porém, esses dias quentes têm ajudado a bater o faturamento em outra época do ano.

“A quantidade de vendas dos últimos dias nos surpreendeu positivamente, tivemos vários dias mais quentes que o normal e os comércios que revendem nossos produtos também tiveram aumento no faturamento”, diz.

“Somente no mês de agosto – o registrado até agora -, nós registramos um aumento 38% nas vendas comparado ao faturamento total do mês de julho. Temos expectativa de fechar o mês com 45% de aumento com agosto do ano passado”, celebra.

Onda de calor

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, o motivo das altas temperaturas é uma onda de calor que está potencializando a massa de ar seco que está atuando em grande parte do país.

“Além disso, estamos em ano de El Niño e isso influencia em todo o globo terrestre. O El Niño ajuda a potencializar essas temperaturas que já estão elevadas”, diz.

Segundo o pesquisador, a Serra do Itapeti ajuda de certa forma a amenizar a onda de calor. “Quanto mais alto e mais quantidade de verde, as temperaturas tendem a não subir tanto. Além disso, a umidade relativa do ar aumenta”, relata.

“Esse calor está com dias marcados. No fim de semana, a temperatura do Alto Tietê não deve passar de 15°C ou 16°C. Essa queda de temperatura acontecerá por conta da passagem de uma frente fria”, explica.

“Com esse calor que está, a chegada da frente fria pode trazer uma mudança de tempo severa, com rajadas de vento, descargas elétricas e até trovoadas”, finaliza.

newsvale

Equipe de redação News Vale, o Portal de Noticias do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *