Santa Branca dobra número de mortes por Covid-19 e suspende aulas presenciais
Cidade tinha de março de 2020 ao início de abril de 2021 seis mortes pela doença. Ao longo das últimas três semanas, o município dobrou o número de casos, chegando a 16 mortes por Covid-19.
A Prefeitura de Santa Branca decidiu suspender as aulas presenciais na cidade nesta segunda-feira (10). A determinação vale para as escolas estaduais e particulares, que tinham voltado às salas de aulas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a decisão é pela alta no número de óbitos por Covid-19 que dobrou em um mês, entre abril e maio, o número de mortes desde o início da pandemia.
A medida foi publicada nesta segunda-feira e suspende por tempo indeterminado as aulas presenciais nas redes estaduais e particulares. Na cidade, os alunos do município ainda não tinham retornado para o modelo presencial, o que seria feito até a primeira quinzena de maio, segundo a gestão.
A decisão foi revogada e a medida ampliada ao estado e escolas privadas por causa da alta no número de óbitos. De março de 2020 a abril de 2021 a cidade tinha apenas seis mortes confirmadas pelo novo coronavírus. O registro, no entanto, dobrou nesta segunda-feira (10) quando a Secretaria de Saúde informou que tinha 16 mortes confirmadas pela doença.
Com isso, o retorno às aulas presenciais deve ser rediscutido em 15 dias, depois de um novo pronunciamento do governo estadual sobre a fase de transição. Apesar disso, a gestão disse que vai levar em conta a situação da doença no município.
Além das aulas, a cidade decidiu manter a restrição de horário do comércio, que está funcionando até às 20h. A gestão também suspendeu o atendimento presencial do paço municipal.
“Sabemos que o número parece pequeno, mas ele é proporcional a nossa cidade, que tem 14 mil habitantes. Estamos com casos de famílias inteiras acometidas pela doença e adotando medida para frear a transmissão do vírus”, informou a diretora de saúde, Tatiana Claus.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta segunda-feira (10) a cidade tinha 696 casos confirmados de Covid-19 e 16 óbitos pela doença.
Fonte: G1