Vila Sahy, em São Sebastião, deve receber sistema de sirenes para alertar sobre temporais; saiba como vai funcionar
O governo de SP anunciou que São Sebastião, Guarujá e Franco da Rocha serão as primeiras cidades do estado onde o sistema será implementado. No Litoral Norte, a Vila Sahy, que foi devastada pelo temporal do carnaval deste ano, deve ser o local onde a sirene será instalada.
O epicentro da tragédia que tirou a vida de 65 pessoas no Litoral Norte de São Paulo, a Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, está programada para receber um sistema de sirenes para alertas sobre temporais e áreas de risco.
Na semana passada, o Governo de São Paulo anunciou que São Sebastião, Guarujá e Franco da Rocha serão as primeiras cidades do estado a receber a implementação desse sistema. A expectativa é que isso ocorra até o início da próxima temporada de verão.
A finalidade dessa medida é prevenir os moradores dos municípios, especialmente nas áreas de risco, sobre a previsão de chuvas intensas, que podem resultar em danos.
De acordo com a Defesa Civil, um grupo de especialistas tem avaliado os locais mais adequados na cidade para a colocação das sirenes, e a Vila Sahy é o local prioritário para a implementação.
O bairro foi gravemente afetado pelo temporal histórico que atingiu o litoral paulista no final de semana do carnaval deste ano. Em São Sebastião, 64 pessoas perderam a vida e centenas ficaram desabrigadas.
Como o sistema irá operar?
Segundo o Capitão Roberto Farina, da Defesa Civil, quando houver previsão de temporais com alto volume de chuva, um alerta será enviado ao Centro de Gerenciamento de Emergência das cidades que possuem o sistema.
A partir desse ponto, a própria cidade será encarregada de ativar as sirenes, que emitirão um aviso sonoro para os moradores – no caso, da Vila Sahy, em São Sebastião – indicando a necessidade de evacuar as residências.
“Planejamos começar a utilizar o sistema ainda este ano, no início da temporada de verão. Embora não seja a solução definitiva, é uma ferramenta que, em conjunto com outras medidas, contribuirá muito para minimizar os impactos de temporais, deslizamentos de terra e enchentes”, explica Farina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/f/Oy9rG5Sse2FL8PrseODw/whatsapp-image-2023-02-21-at-17.26.51.jpeg)
Vila Sahy, em São Sebastião — Foto: André Luis Rosa/TV Vanguarda